A arte de encantar clientes: Qual o objetivo da publicidade?
Ela está em todos os lugares: desde as ruas por onde passamos diariamente até a internet que acessamos todo o tempo. Estamos falando da publicidade, que funciona como uma ferramenta de marketing, possibilitando, portanto, que qualquer negócio alcance metas diversas. Porém, ao contrário de outras estratégias, ela tem como diferencial a comunicação criativa e próxima do público-alvo, de forma a despertar seu interesse por uma determinada marca. Afinal, quem nunca parou um tempinho para ver um comercial engraçado ou emotivo na TV? Ou não viu uma promoção imperdível em um outdoor? No post de hoje, vamos apresentar os principais objetivos da publicidade e sua importância para manter a relevância de qualquer marca. Confira!

PARA QUE SERVE A PUBLICIDADE?

Pense um segundo: como as pessoas descobrem um novo produto ou serviço? De modo muito simples, a resposta para essa questão é: publicidade. Assim, seu principal objetivo é basicamente o de divulgar algo para o público. Para iniciar qualquer ação nesse sentido, é importante ter em mente o que se pretende atingir enquanto resultado. Dito isso, a publicidade pode ser usada para diversas finalidades, como:
  • apresentar algum lançamento;
  • realizar reposicionamento de marca;
  • atrair novos consumidores;
  • lembrar a existência de uma marca;
  • ensinar a usar um serviço ou produto;
  • dentre outros.

COMO USÁ-LA PARA PROMOVER SUA MARCA?

Antes de começar a usar esse tipo de estratégia em seu negócio, é essencial ter dados importantes sobre o seu consumidor, como perfil e hábitos de consumo. Quando eles não estão evidentes, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, que entregará informações consistentes a esse respeito. Com isso em mãos, esse tipo de comunicação deverá ser planejado e executado por profissionais especializados. Afinal de contas, eles dominam métodos, como recursos visuais, verbais, escritos e sonoros, de maneira persuasiva e adequada para cada segmento. Por isso, é importante considerar uma agência de publicidade com bom portfólio e que conte com os recursos adequados para a execução desse trabalho.

QUAL O RETORNO FINANCEIRO DESSA AÇÃO?

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Publicidade (Abap), em 2017, comprovou que a publicidade resulta em um retorno de bilhões para a economia nacional. Evidentemente, isso se reflete nos negócios que direcionaram parte de sua verba para esse fim. Assim, ao contrário do que muitos pensam, trata-se de um investimento. Não é à toa que as grandes companhias do mundo, como Coca Cola, P&G, Nestlé e Samsung, direcionam uma fatia considerável de seu orçamento para publicidade. Com isso, elas continuam sempre relevantes para a maioria das pessoas e mercado financeiro. Essa mesma lógica deve ser seguida por empresas de diversos portes. Isso não quer dizer que será necessário gastar milhões de reais, mas sim que será preciso destinar uma porção de seu lucro para publicidade. Unindo ações de divulgação adequadas, com um bom atendimento e inovação, sua marca estará sempre no topo. Quer alcançar seus resultados com publicidade? Clique no botão abaixo e fale com a X idea!