Não precisa de muita análise para perceber que as pessoas estão sempre com o celular na mão, consumindo e trocando dados e informações instantaneamente. Isso é reflexo, na maioria das vezes, do avanço das tecnologias mobile e das redes sociais. Essas últimas existem há pouco tempo, mas se fazem cada vez mais onipresentes em nossa vida. E como esse comportamento influencia no mundo dos negócios?
Bom, com certeza seu reflexo é bem considerável para empresas de qualquer segmento. E é justamente disso que vamos falar no post de hoje. Veja a seguir qual a
importância das redes sociais para a sua empresa.
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS? O QUE ELAS SÃO?
As redes sociais são sites, em que as pessoas criam um perfil, conectam-se com outras pessoas e compartilham informações, opiniões e conteúdo. Podem ser considerados exemplos: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest. Cada uma
dessas redes sociais tem uma característica própria, o que significa que possuem linguagem, tipo de comportamento e formato de conteúdo específicos. Por essa razão, uma empresa não precisa estar em todas elas, mas sim naquela(s) que se relaciona(m) melhor com seu tipo de cliente e setor de atuação.
Mas o que de fato torna as redes sociais tão essenciais assim para os negócios modernos? Confira a seguir as respostas para essa questão.
ELEVAM AS CHANCES DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
Segundo levantamento do
eMarketer, um terço da população mundial usa algum tipo de rede social. Nesse sentido, quando alguém precisa de um serviço ou produto específico, geralmente, o seu primeiro passo é fazer uma pesquisa no Google ou em redes sociais, como o Facebook. Afinal, nesses locais é possível obter informações e avaliações a respeito da qualidade e variedades oferecidas pelas empresas, por exemplo. Então,
não estar nesses espaços é quase que a mesma coisa de não existir. Logo, esse tipo de presença aumenta consideravelmente as oportunidades de negócios e vendas.
POSSIBILITAM ACESSO A DADOS ESSENCIAIS PARA AS SUAS ESTRATÉGIAS
Ter uma página nas redes sociais também facilita o acesso a dados, que, muitas vezes, não estão evidentes em mídias offline, por exemplo. No meio digital,
você estará mais próximo do seu cliente, conhecendo suas necessidades, interesses e impressões sobre sua marca. Ainda, esse espaço permite que saiba mais sobre o perfil dessas pessoas, como faixa etária, localização, sexo, dentre outros aspectos.
AUMENTAM A VISIBILIDADE DE SUA MARCA
Outro ponto interessante é a possibilidade de realizar
publicidade nesses meios. Uma das principais vantagens disso é que
o valor investido pode ser relativamente menor do que aquele usado em campanhas offline. Isso também é feito de uma forma muito mais direcionada, ou seja, para pessoas com potencial maior de comprar seu produto. Nesse caso, vale também oferecer cupons de descontos e realizar ofertas ou promoções especiais para clientes novos, por exemplo.
APROXIMAM SEU NEGÓCIO DE CLIENTES E LEADS
Por meio desses canais, será possível interagir com
clientes e leads, responder a dúvidas e solucionar possíveis problemas. Portanto, é indispensável ter alguém treinado e habilitado para realizar esse tipo de trabalho. O correto é que essa pessoa saiba o máximo possível de informações sobre a empresa, tenha boas noções de gramática e de atendimento ao cliente.
Por fim, antes de começar a usá-las, é primordial fazer planejamento de conteúdo, além da publicação de postagens adequadas (boas imagens e linguagem apropriada) e com frequência definida. Ademais, lembre-se de que esse trabalho deve ser sempre feito por profissionais especializados. Agora, que você conhece a importância das redes sociais para o seu negócio, que tal colocá-las o quanto em suas estratégias de marketing?