5 Motivos para investir em um planejamento estratégico agora
Ao realizar o sonho de abrir uma empresa, muitos empreendedores acabam agindo de maneira impulsiva, ou seja, sem muita organização. Em curto prazo, nem sempre os efeitos disso é sentido. Porém, com o passar do tempo, alguns problemas começam a surgir. Parte deles se reflete especialmente na parte financeira e, na pior das hipóteses, pode levar a empresa à falência. No entanto, já pensou que a raiz de tudo isso pode estar simplesmente na falta de planejamento estratégico? Esse aspecto é considerado como totalmente dispensável por muitas pessoas, mas não é bem assim. Ele é essencial para qualquer empreendimento que deseja alcançar o sucesso. Quer saber por quê? Descubra no post de hoje as respostas para essa e outras questões!

O QUE É UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Em um negócio, é muito comum os gestores voltarem suas ações somente para geração de vendas e sua sobrevivência no mercado. Entretanto isso não é o suficiente, afinal de contas uma empresa não é formada somente por esses aspectos. Dessa forma, o planejamento estratégico é nada mais do que um processo gerencial. Ele envolve definição de elementos, como:
  • objetivos
  • concorrentes
  • oportunidades de negócios
  • planos de ação
  • linhas comunicacionais
  • persona.
Nesse sentido, com com ele, é possível diagnosticar aspectos que podem prejudicar seu desenvolvimento, mas que ainda não estão evidentes. Para desenvolver um planejamento estratégico, é preciso observar a empresa como um todo, diagnosticando as necessidades de cada setor. Ainda, com isso,  é definida a sua identidade organizacional (missão, visão e valores), forças, fraquezas e objetivos (em curto e longo prazo). Então, nota-se que essa atividade facilita, e muito, os rumos que qualquer negócio deseja seguir. Ainda não está convencido? Então, descubra a seguir 5 motivos para investir em um planejamento estratégico:

1. DETERMINAR PRIORIDADES E DIRECIONAMENTOS

Uma das partes mais importantes do planejamento estratégico é estabelecer as prioridades e direcionamentos que a empresa deseja seguir. Isso, consequentemente, criará uma espécie de hierarquia de atividades, tornando o ambiente corporativo mais produtivo. Ainda, esse tipo de atitude irá pavimentar o alcance de diversos objetivos em curto e longo prazos. A iniciativa também facilitará a criação de padrões de processos tanto internos quanto externos, que irão torná-la muito mais organizada. Também reduzirá erros, diminuindo as chances de divergências. O resultado disso será um relacionamento melhor com clientes, colaboradores e fornecedores. Os impactos aqui poderão ser sentidos no campo econômico, afinal todos os procedimentos terão acompanhamento.

2. CONHECER SEU PÚBLICO-ALVO E MERCADO DE ATUAÇÃO

Geralmente, temos noções básicas de quem são nossos clientes. Mas só temos de fato certeza de quem eles são por meio de uma pesquisa de mercado. Ela irá determinar seu perfil, classe social, sexo, interesses e tipos de comportamento. Logo, essas informações serão inseridas estrategicamente no planejamento e usadas em ações  de Marketing e Publicidade de modo totalmente direcionado. Isso significa que as formas de se comunicar com essas pessoas poderão ser facilmente identificadas, proporcionando maior reconhecimento de sua marca. Ao alcançar sua persona da maneira correta, ela se sentirá valorizada e instigada a adquirir mais seus produtos ou serviços. Pensando de um jeito lógico, fica evidente que suas vendas também irão aumentar.

3. FAZER COM QUE TODOS OS DEPARTAMENTOS TRABALHEM NA MESMA SINTONIA

Embora existam diferentes departamentos em uma mesma empresa, todos os eles devem trabalhar de modo alinhado. Isso significa que a identidade organizacional bem como as metas determinadas no planejamento estratégico deverão ser apresentadas para suas equipes. Essas informações não precisam ser repassadas em sua totalidade, mas sim de modo que sua essência seja facilmente compreendida. É assim que todos passarão a trabalhar na mesma direção, ou seja, de olho nos principais objetivos que a organização deseja alcançar. Entretanto, nesses casos é sempre bom reforçar as vantagens e o que essas ações irão representar. Nesse caso, o ideal é oferecer estímulos para que de fato tudo ocorra da melhor maneira, oferecendo bônus, prêmios, planos de carreira, etc.

4. FACILITAR TOMADAS DE DECISÕES

Quem nunca teve que lidar com situações inesperadas ou momentos críticos no dia a dia de trabalho? E quem nunca teve dificuldade em tomar alguma decisão por medo de errar? Quando todos têm conhecimento da linha estratégica adotada esse tipo de problema é consideravelmente reduzido. Isso acontecerá especialmente porque a maneira com que ela opera em seus diferentes níveis estará muito mais evidente. Os colaboradores também poderão agir com maior independência, o que irá elevar sua confiança e facilidade em lidar com outros possíveis problemas. Ainda, com o planejamento será possível diminuir a necessidade de sempre procurar seus superiores para resolver questões, muitas vezes, consideradas simples. Do mesmo jeito, aqueles que ocupam cargos de confiança, que impactam em toda a organização, serão capazes de tomar decisões mais adequadas e de acordo com as metas decididas antecipadamente.

5. MENSURAR RESULTADOS EM DIFERENTES PERÍODOS

Uma das principais vantagens do planejamento estratégico é a possibilidade de definir e depois analisar quais estratégias funcionam ou não em seu negócio. Essa avaliação pode ser feita em períodos diversos, a cada três ou seis meses, por exemplo. Logo, resultados deverão ser comparados, e ações de Marketing, Comunicação e Publicidade poderão ser ajustadas sempre que necessário. Esses resultados deverão ser documentados e poderão ser revisitados quando houver necessidade. Diante disso, será possível visualizar tendências e determinar mudanças em seu mercado de atuação. Seus produtos ou serviços deverão seguir essas mesmas premissas. Portanto, a empresa  também estará sempre orientada a trabalhar de acordo com seu público atual. Como visto, o planejamento estratégico pavimenta o caminho para o crescimento de qualquer empresa. Afinal de contas, ele se reflete em todos os seus aspectos. Mas vale sempre lembrar que deve ser produzido por profissionais qualificados, pois eles serão capazes de identificar facilmente suas necessidades, fraquezas, forças, linhas de comunicação, ações, dentre outros. Então não espere mais.  Invista o quanto antes nesse processo gerencial e alcance o sucesso.