Branding: Projeto de criação e gestão da marca Jambulera
Tudo começou quando a Paratudo Indústria nos convidou para irmos até a companhia, para degustar um produto a ser lançado. Chegando lá, deparamo-nos com um líquido dourado e de sabor diferente. O efeito que ele causava era também algo inesperado: deixava uma leve dormência na boca. Lá fomos informados de que se tratava de uma bebida à base de gengibre e jambu, fruta típica do Norte brasileiro. Essa combinação era a grande responsável pelo impacto provocado em nosso paladar. Então, a equipe da empresa lançou novos desafios para nós, da X idea Agência de Publicidade. No caso, devíamos escolher o nome do produto e criar a identidade visual e conceito que iriam segmentar as futuras estratégias. E é justamente sobre o processo deste case de branding que iremos falar hoje.  Confira!

 DETALHES DOS PROCESSOS DE NOME E IDENTIDADE VISUAL

A Paratudo Indústria tem o hábito de receber alunos universitários nas instalações da empresa. Em uma dessa ocasiões, decidiu oferecer a bebida para os visitantes e pediu que sugerissem um nome para o futuro produto. Até que, entre diversas opções, uma chamou a atenção: “Jambuleiro”. Assim, a empresa nos consultou sobre essa possibilidade. Analisando diversos pontos, como a fácil memorização e assimilação do nome produto, além do público-alvo jovem, orientamos que ele fosse substituído por “Jambulera”. Afinal, essa era uma das formas mais próximas da pronúncia da palavra e traduzia o senso de jovialidade pretendido. A escolha foi aprovada pelo cliente e logo seguimos para as próximas etapas. Para desenvolver a arte do rótulo, usamos uma ilustração que representa a flor e a semente do jambu. Essa planta por si só exala brasilidade, em uma combinação de cores vivas, como o verde, amarelo e roxo. Ao lado da imagem, a palavra “Jambulera” foi aplicada na vertical, com logotipo levemente arredondado, e textura que lembra elementos da natureza. Ainda, foi adicionado o efeito laminado, para conferir ao produto mais de sofisticação. Conceito e branding: a bebida que veio para transformar sua festa A percepção de consumo da Jambulera, ao gerar explosão de sabores e uma sensação única, foi o pontapé inicial para a criação de seu conceito. Logo, ele foi baseado na seguinte linha criativa: “a bebida que transforma a sua festa”. Partindo desse princípio, nasceu também o slogan: “Viva novas sensações”. Esse último expressa justamente as diferentes experiências que ela pode proporcionar, especialmente se comparada com outras bebidas tradicionais no mercado. A Paratudo Indústria também solicitou que, a partir dessas ideias, produzíssemos toda a comunicação, divulgação do produto e, consequentemente, sua gestão de marca (branding). Dessa forma, o conceito conduziu todo o trabalho que iniciamos nas redes sociais e nos materiais off-line. Nesse sentido, a parte visual ganhou cores fortes e abordagem jovem, tanto na linguagem quanto na parte visual. Desde seu lançamento, há exatamente um mês, a Jambulera tem feito sucesso em várias festas. No período de carnaval, por exemplo, foi aprovada pelo público em geral de diversas cidades. Daqui para frente, a bebida deve ser uma grande promessa no setor. Novas linhas de divulgação e estratégias também estão por vir. Então, a expectativa é que este seja um produto que veio para ficar e, claro, transformar todas as formas de diversão.   Ficha técnica: Direção de arte (rótulo): Diogo Alcântara. Direção de arte (comunicação e identidade visual): Yasmin Silva. Redação: Camilla Silva. Atendimento: Wesley Borges.