Identidade visual: Como nasceu a Shitake Naturati
A publicidade tem como um de seus pilares divulgar produtos ou serviços para o consumidor. Mas também tem o poder de transformar sonhos em realidade. Duvida? É a partir dessa premissa que mostraremos como a X idea Agência de Publicidade foi parte da conquista do Junio Martins e da Lucília Camargos. Eles desejavam ter um negócio com foco na produção de shitakes naturais. Porém, ainda não tinham um nome definido para iniciá-lo e, evidentemente, precisavam de uma identidade visual para sua futura marca. É aí que entramos em cena. Confira este case de sucesso e seu processo.

ETAPAS INICIAIS DO TRABALHO

De maneira direta, nosso desafio não era o de “apenas” desenvolver uma identidade visual. Mas de também encontrar um nome para a empresa, que fosse capaz de ser identificado imediatamente pelo consumidor. Assim, nossa equipe estudou, discutiu e analisou cada detalhe sobre os clientes e o mercado de produção de shitakes. O primeiro passo foi observar as características iniciais que rodeavam o produto. Logo, tratava-se de um empreendimento familiar a ser concebido no interior de São Paulo, especificamente na cidade de Tuiuti. Além disso, Junio e Lucília são casados e pais de trigêmeos. Um de seus pedidos era de que a ideia de família fosse evidenciada  na comunicação visual de alguma forma.

CONCEPÇÃO DE IDEAIS: COMO ESCOLHER O NOME DA EMPRESA

Com isso, fizemos brainstorms para colocar as ideias necessárias em prática. De início, o mais importante era pensar sobre o nome da empresa. Então, partimos do princípio de que se tratava de um produto natural, orgânico e produzido no interior. Logo, chegamos aos seguintes elementos principais:
  • Cogumelos – linha do produto, é natural.
  • Tuiuti –  origem, tradição e orgulho.
Desse modo, nasceu o nome Naturati, que unia o fato de ser um produto natural produzido, com orgulho, em Tuiuti. Mas o que poderia completá-lo? Decidimos, inicialmente, pensar em algo que facilitasse a sua identificação imediata. Logo, surgiram estas possibilidades: cogumelos ou shitakes. Após algumas análises, encontramos o nome perfeito: Shitake Naturati.

CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL E CONCEITO

Nesse processo de construção, também foram desenvolvidas as concepções para o logotipo e demais aplicações. Como dito, os clientes deixaram claro que gostariam de algo que remetesse ao fato de ser uma empresa familiar. Então, optou-se finalmente por representar algo muito importante para eles: seus filhos. Para tanto, consideramos usar como símbolo uma tríade de shitakes. Após alguns processos, ficou decidido que seria feita uma ilustração para representar essa imagem. Optamos por usar formas e cores do cogumelo, mas de um jeito que fugisse do padrão adotado por outras empresas do ramo. Assim, o produto ganhou uma identidade visual completamente personalizada e de fácil compreensão por parte de seu consumidor. Ainda, reforçando o fato de se tratar de um produto orgânico, foi criado o slogan: “Natural como você nunca experimentou”.

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL PARA APROVAÇÃO

Após todo o processo, chegou a hora mais esperada: a aprovação dos clientes. Eles observaram cada detalhe e ficaram muito felizes com as aplicações finais, que expressavam tudo aquilo que procuravam transmitir em seu produto. Posteriormente, também fomos responsáveis pelo desenvolvimento do site da empresa, além de materiais promocionais e rótulos do produto. Os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos. Afinal, a Shitake Naturati tem ganhado amplo crescimento no mercado de produtos naturais em pouco tempo de operação. E nos sentimos extremamente orgulhosos de fazer parte da realização desse sonho.   Ficha técnica: Direção de arte: Gabriel Fortunato. Planejamento e redação: Mariana Capicotto. Atendimento:  Wesley Borges.