Reposicionamento de produto: Como Transformamos o rótulo da Catuabom
Se tem uma bebida que está dando o que falar é a catuaba. Ela já é tradição em bares e copos do Brasil há décadas, mas andava meio distante do paladar dos mais jovens. Porém, no carnaval de 2016, voltou a ser sinônimo de festa para a nova geração. Nesse contexto, a Paratudo Indústria de Bebidas desafiou a equipe da X idea a criar um novo rótulo e reposicionamento para a Catuabom. Para nós, desafio dado é desafio cumprido. Com o intuito de realmente trazer algo inovador, trabalhamos para não só chegar à meta esperada pelo nosso cliente, mas ultrapassá-la. Confira os estágios desse processo:

O ANTIGO RÓTULO DE CATUABOM

A embalagem anterior da Catuabom possuía um formato semelhante ao de garrafas de bebidas mais tradicionais, como conhaque e licor. O rótulo também seguia essa mesma direção, transmitindo a ideia de algo mais antigo e sério. Portanto, poderia gerar certa confusão, se vista em cima de uma prateleira de qualquer estabelecimento em meio a diversas opções.

UM NOVO CONCEITO DE CATUABA

Partindo de algumas avaliações de concorrentes, percebemos que deveríamos trazer não só uma nova roupagem, mas também ideias inovadoras. Afinal, mesmo que as demais bebidas do seguimento ainda estivessem fazendo sucesso, ainda apresentavam a mesma identidade visual que as consagrou há anos. Então, resolvemos mergulhar em algo que pudesse realmente trazer algo diferente e que “dialogasse” com os novos consumidores.

CONCEPÇÃO DE IDEIAS PARA O PRODUTO

Como parte do desenvolvimento do novo conceito, analisamos a embalagem e rótulo de diversas marcas concorrentes. Observamos que esse material explorava a ideia de sensualidade corporal feminina e∕ou de certa conquista masculina. Assim, decidimos representar uma mulher que pudesse exalar sua sensualidade, mas com poder, independência e brasilidade. Também pensamos que a garrafa de Catuabom poderia trazer algum diferencial, já que muitas embalagens de catuaba são de plástico.

RESULTADO FINAL: NOVO RÓTULO

Após diversas etapas, chegamos ao resultado final da nova Catuabom: uma garrafa de vidro, mais alongada e fácil de ser manuseada. Já o rótulo, ganhou design moderno, com novas cores e aplicações, nos tons de dourado e verde. A ilustração passou a apresentar uma mulher em um trono − transmitindo poder e independência −, rodeada de paisagem colorida e tropical. O slogan do produto também foi criado, tendo como base a noção de que a catuaba deveria ser consumida por todas as pessoas − independentemente de seu estilo de vida ou gosto pessoal − sendo definido como: “Feita pra geral”. Por fim, o trabalho recebeu aprovação unânime tanto por parte do cliente quanto do público. Claro, isso nos proporcionou aquela sensação com misto de orgulho, dever cumprido e vontade de saborear uma Catuabom com gelo no fim do expediente.

FICHA TÉCNICA

Direção de criação: Diogo Alcântara. Planejamento e redação: Mariana Capiccoto. Atendimento: Wesley Borges.